Descubra o Panoramax, o projeto Street View livre e descentralizado
12-08, 14:00–16:00 (America/Belem), Sala I
Language: Português brasileiro

O Panoramax é uma alternativa gratuita, descentralizada e baseada na comunidade aos projetos proprietários do Street View, fruto da imaginação de vários colaboradores franceses do OSM apoiados pelo Instituto Geográfico Nacional da França.
Esse "geocomun" reúne as iniciativas de uma grande comunidade (autoridades locais, colaboradores do OSM, IGN, serviços públicos) e permite o agrupamento e o uso de fotos do terreno (360° ou não) acessíveis a todos, de acordo com padrões abertos e licenças de reutilização gratuitas. Sua arquitetura é descentralizada e aberta, com a possibilidade de serviços compartilhados ou auto-hospedados, adaptados às necessidades de cada usuário, com um catálogo de imagens e um protocolo de acesso comum e aberto. Sua governança inclui uma ampla gama de partes interessadas, com trocas regulares e processos abertos de tomada de decisão.

Embora atualmente não exista um órgão específico no Brasil ou na América Latina, é possível contribuir com a plataforma OSM França.
Este workshop foi criado para apresentar o processo a todos os interessados nessa iniciativa:

Introdução ao projeto Panoramax
Na forma de uma apresentação interativa com os participantes, mostrando os vários casos de uso atuais, que incluem o uso no modo street view, mas também a detecção automática de sinais, a ilustração de POIs e outros usos inovadores.

Tirar fotos no campo
Visualizações clássicas ou em 360 graus, ferramentas e equipamentos disponíveis, técnicas e conselhos para tirar fotos. Se possível, podemos ir a campo e tirar algumas fotos, cada um com um smartphone equipado com o aplicativo OpenCamera.

Limpeza das fotos antes do envio
Como carregar as fotos no JOSM, orientá-las todas ou individualmente, eliminar fotos ruins ou inúteis, reposicioná-las, se necessário, e depois agrupá-las em rotas lógicas (seções de ruas, por exemplo).

Transferência de fotos para a instância
Em princípio, a instância https://panoramax.openstreetmap.fr/ será usada por todos com suas contas pessoais do OSM.

Reutilização de fotos
No visualizador on-line ou nas ferramentas integradas aos editores (o visualizador para iD estará disponível em setembro de 2024, enquanto o visualizador para OSM ainda está em desenvolvimento).

Tempo de discussão
Para discutir a integração do projeto nos contextos brasileiro e latino-americano

Contribuinte do OSM (SeverinGeo) desde janeiro de 2010, Séverin tem vindo a implementar programas para criar e apoiar comunidades OSM no Sul, formação em OSM e geomática livre, e mapeamento de territórios em mais de 20 países desde 2011, primeiro com o HOT e depois através do coletivo que se tornou Les Libres Géographes, do qual é um dos fundadores. Foi também membro da equipa de Crowdsourcing dos UN Mappers entre 2021 e 2024, em particular responsável pelas actividades educativas e pela criação de conteúdos para o UN Maps Learning Hub. Voluntário para o WeeklyOSM e o blogue OSMF.